.."Minha história com a República/Pensionato é um tanto cômica. Há algum tempo, eu procurava um lugar para morar, mas estava com dificuldades. Sou de Barretos, interior de São Paulo, e, além das aulas começarem em breve (2024), eu não tinha condições financeiras de viajar para São Paulo e buscar um lugar. Uma amiga até foi ver um imóvel para mim, gostou, mas se preocupou porque o local ficava distante da USP e eu teria aulas à noite.
Três semanas antes das aulas começarem, ainda não havia encontrado o lugar ideal, e os cauções em São Paulo eram muito caros. Foi quando, aos 45 do segundo tempo, encontrei a Morada dos Pássaros. Conheci o lugar em uma chamada de vídeo e logo me apaixonei. Apesar da preocupação com o caução, o Sr. Márcio fez o possível para me ajudar, e consegui pagar e me mudar rapidamente.
Aqui, conheci muitas pessoas e continuo conhecendo. Gosto de conviver com pessoas que são tanto semelhantes quanto diferentes de mim, sempre com respeito acima de tudo. Quando digo que moro com cerca de 20 pessoas, todos se surpreendem, mas o mais interessante é que, devido aos horários de trabalho e estudo de cada um, quase não nos encontramos. Quando conseguimos estar juntos, aproveitamos para conversar e nos distrair. É um ambiente aconchegante.
O respeito é a base da convivência aqui. Às vezes, surgem pequenos estresses, mas sempre resolvemos tudo de forma tranquila, sem conflitos. Não há discussões acaloradas, e qualquer mal-entendido é resolvido diretamente com a pessoa envolvida..."
João Victor Silvério de Assis Ribeiro de Oliveira
Estudante de História na USP
Morador há 9 meses da Unidade 3